O NOME DE DEUS

Desde que comecei a entender frases completas sempre ouvi pronunciar o nome de Deus. Toda aminha família paterna pertencia por tradição. por hábito porque era costume, à religião Católica Apostólica Romana. Na era a Avó Maria quem a praticava mais lealmente. Tanto nas preces, nos atos caridosos, na capacidade de compreender os erros dos outros, e penitenciar-se pelos dela. Foi com ela que rezei a primeira oração, foi com ela que, na Rua de S.Cristovão quando eu estava na sua companhia,íamos à missa ao Domingo e por vezes no mês de Maio rezar o terço,isto é,ela rezava e eu admirava os altares de bekla talha dourada e papageava os cânticos.
 Para os meus outros parentes, a religião servia principalmente para os casamentos, batizados, comunhões solenese para os enterros ocasiões onde era mister haver missa ,responso acompanhamento do corpo até ã sua ultima moradao do corpo conforme as ocasiões os que viviam na aldeia iam à missa ao Domingo, às solenidades estabelecidas pelo ritual católico e à desobriga[1] Iam também de muito boa vontade ais fesr««tejos da Padroeira da aldeis,que além das devoções Religiosas   metiam semore uma banda filarmónica ,bailarico,bifanas Frangos, arroz doce e taças de leite creme
Evidentemente estes não eram os meus pensamentos em 1940.Limirava-me a gtozar os prazeres dos eventos e talvez a guardar no me cérebro conclusões que mais tarde seriam melhor definidas.
 Terminemos  por aqui até à próxima fase quando os meus pensamentos já forem mais concretos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

meu pobre Computador

OS INCRÍVEIS LUSITANOS