AS FESTAS DA PÁSCOA



As festas religiosas na minha casa, têm sempre uma mistura de catolicismo e paganismo. Se no Natal, agregado ao presépio existe a árvore de origem pagã , segundo os católicos , os duendes os enfeites herdados dos países nórdicos. Na Páscoa, além duma vela Pascal, de quadros alusivos aos domingos da Quaresma saltam os Coelhinhos, os Ovos da Pascoa Não que as minhas relações com a Igreja Católica sejam constantes e cumpridoras de maior parte das regras. Mas tendo sido batizada segundo os seus preceitos, não consigo alhear-me totalmente da minha condição católica. E continuo a achar que os evangelhos dos cinco domingos da Quaresma têm o dom de levar-nos a meditar nas palavras dum homem que pode não ter sido filho de Deus, mas foi um homem sábio, justo e sensato
No 1º Domingo, Jesus é tentado pelo demónio, resiste ao tentador ( Mt. 4,1-11). Quantos de nós não fomos tentados, não pelo demónio, mas pela agressividade para com os outros, pela impaciência com os mais velhos pela falsa benevolência com que desculpamos os jovens,procurando compensar o pouco tempo que lhes dedicamos?
No 2º Domingo, a transfiguração de Jesus ( Mt. 17,1-9)
 Faz-nos ter esperança de que poderemos, se quisermos, ser melhores pessoas, diminuir o nosso egoísmo, amuar  menos com supostas ofensas,transfigurar-nos
No 3º domingo jesus oferece àgua à samaritana (João 4,5-42).Quando lhe diz “ Eu sou a Verdade,a Ressureição e a Vida” leva-nos a pensar que devemos ser sequiosos da Verdade e não deixar que nos adulem com falsos louvores.
N0 4º Domingo Jesus cura um cego.Se nós conseguissemos afastar a cegueira  sobre as coisas que julgamos necessarias e mesmo imprecidiveis!
No 5º Domingo da Quaresma Ressureição de Lázaro.(João 11, 1-45Penso que  a esse ato de fé quer dizer que também cada um de nós pode ressuscitar alguma coisa: um casamento abalado, a confiança nos nossos familiares e amigos, a paciência com os nossos idosos, o amor pelos nossos filhos e acima de tudo a fé em nós próprios. Agora que religiões e ceitas nos aconselham a meditar,durante a quaresma eu abro a Bíblia no evangelho do domingo do  tempo ,acendo o Cirio Branco e aprecio a minha hora de Meditação.O meu carater melhora com isso? Desejo que sim,mas pelo menos após aqueles momentos dico em Paz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

meu pobre Computador

OS INCRÍVEIS LUSITANOS