MANIFESTO AOS Indolentes,aos Derrotistas,aos Incívicos
Recebi hoje um e-mail, daqueles que se enviam aos amigos e conhecidos, pedindo-lhes para o fazerem circular, que me tirou do sério.O titulo era:Votar para quê?Um apelo à inteligência dos Portugueses
Se eu tivesse o dom da minha avó Maria,arranjava uma parábola deste género Se um cão estiver a roer um osso sozinho, come vagarosamente, saboreia tudo o que o osso tem de comestível enquanto as pobres formigas que estão esperando os restos, nunca mais comem nada. Se forem três cães a comer o mesmo osso, enquanto bulham não comem, e se um tentar comer mais que os outros, os dois rosnam, e enquanto rosnam, também não comem. E nessa pausa, talvez as formigas possam comer um pouco.
Votar é ao mesmo tempo, um direito e um dever.Osportugueses têm que começar a compreender que, se querem ter direitos, têm deveres a cumprir. Não podemos culpar os governantes que temos, porque foram eleitos por uma parte dos cidadãos, enquanto a outra parte ficava, em casa não votando; ou por preguiça ou porque pensava “que não valia a pena”
Vale sempre a pena desde que os portugueses não votem porque aquele veste bem, porque o outro diz coisas bonitas, ou simplesmenteporque o marido,o vizinho ou o colega lhes diz que aquele é o melhor. Antes de passarem a vida a reclamar, têm que aprender a ser cidadãos conscientes. E se têm tanta habilidade para saber qual é o melhor jogador de futebol, qual o melhor treinador, qual o melhor clube, não serão capazes de pensar qual será o Partido (infelizmente não votamos em deputados que pertencendo ao nosso concelho conheceríamos melhor) que nos dará mais garantias?
Quantos de nós vão às assembleias da nossa Junta de Freguesia? Quantos de nós através de leituras, de conversas esclarecedoras, de bons debates que felizmente algumas televisões ainda transmitem, tentam aprender o que nos foi negado conhecer durante a famosa Ditadura, mas também durante os 37 anos do famoso 25 de Abril?
Serão todos os portugueses estúpidos, analfabetos políticos, inaptos mentais ? Mas se são tão espertos para fugir aos impostos, escamotear rendimentos, “abichar” subsídios, porque não empregam essa esperteza para raciocinar qual será o Partido que melhor os servirá?
É verdade que entre todos, da esquerda à direita, passando pelos folclóricos, venha o diabo e escolha, mas o apelo à inteligência dos portugueses deve ser para que PENSEM,PENSEM e VOTEM. Porque se não o fizerem, uma dessas lampreias que se candidatam, vai com certeza ganhar e tratar-nos como a dita bicha trata o sável,isto é, sugando-o até só ficar a pele.
Comentários
Enviar um comentário