PARA A MARTA,DAVID E MARIA
Dos meus cinco netos, 3 são luso- holandeses. O David e a Maria, pela parte da mãe o Benjamim pelo pai. Mas todos, a Marta a Sara e o André, portugueses a cem por cento, o David e a Maria ambos já em idade de terem opiniões e fazerem escolhas, são acima de tudo EUROPEUS Quanto ao Benjamim, será primeiro ocidental, depois holandês, e por fim português.
E essa escolha que eles não fazem conscientemente, tem a ver com o local onde nasceram, onde vivem, na família que os rodeia, nos amigos que têm. Esse facto, poderá ser suavizado pela forma como a Marjan, mãe do David e da Maria, casada com um português e a viver em Portugal e a Marta, mãe do Benjamim, casada com um holandês e a viver na Holanda, os façam amar, conhecer, interessar-se por essa segunda pátria a qual pertencem.
Estes casamentos mistos deveriam ser uma oportunidade de ouro para a maior parte possível dos povos se entenderem. Não só com Boa Vontade, com Ideais alicerçados em teorias, mas pelo trato constante, pela melhor compreensão de culturas diferentes, que a penetração na vida familiar de cada um deles, permite conhecer.
E não só os directamente interessados,devem sentir-se mais próximos. Eu, portuguesa, que sou avó e bisavó de holandeses, aprendi a interessar-me por esse país que já conhecia através das nossas aventuras campistas, e nos quais, muito antes de conhecer a Marjan e o Reuben já tinha amigos.
Aprofundei os meus conhecimentos sobre a História dessa pequena grande nação, compreendi melhor esse povo que com as suas Guildas e o seu profundo sentido de liberdade,que foi um exemplo para o mundo no século xvi
O 26 de Julho, foi um dia muito especial para os Holandeses.Em1581, através da União de Utrecht, a Holanda declarou-se formalmente independente da Espanha A partir daí, ainda enfrentaram uma demorada luta pela independência, que só foi reconhecida pela Paz de Vestfália, em 1648.
Comentários
Enviar um comentário