BENTO XVI E EMANUEL DE JESUS
Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". (. "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus; e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus"
Mt XVI, 17-18) (Mt. XVI, 19).
Mt XVI, 17-18) (Mt. XVI, 19).
Nestes últimos dias, com tanto jornal, revista, televisão a falarem sobre Bento XVI, acabei por lhe dedicar alguns dos meus pensamentos. O primeiro, foi lastima-lo, pois para um Senhor daquela idade, os quatro dias que lhe preparam devem ser bem fatigantes. Sei como os seres humanos são pegajosos e egoístas quando desejam estar perto de alguém importante e apesar de todos os cuidados do protocolo, muita gente há-de maça-lo
Bem sei que ele viaja com todo o conforto. No avião ocupará, segundo jornais, a zona mais confortável da cabine,com um grande espaço vazio à frente da sua poltrona. O helicóptero que foi preparado expressamente para ele,será igualmente super confortável e seguro e onde pernoite e se alimente terá certamente aposentos confortáveis e delicadas iguarias.
Maldosamente acho eu,jornais e revistas informaram também do valor dos objectos que o rodearão:uma peça em forma de ovo em prata e porcelana, avaliada em € 5.000,um crucifixo e uma imagem da virgem em marfim foram colocados no seu quarto em Fátima e no Porto o papa vai usar microfones com as cápsulas banhadas a ouro,o que quer que isto seja.Mas o que representam esses valiosos objectos para um homem que possui os tesouros do Vaticano?
Os senhores jornalistas apressaram-se também a descansar o povoléu com a noticia que a Comissão Organizadora da visita de Bento XVI informou que deslocação do Santo Padre terá custo zero,devido aos donativos feitos até agora por empresas e particulares, assim como os peditórios da missa na Praça do Comercio; e naturalmente os nossos irmãos do Porto, não quererão ficar atrás dos "mouros".Talvez até sobre alguma coisa para as Conferências de S.Vicente de Paulo.
Apesar de todas estas mordomias, continuo a lamentar Bento XVI e a desejar que ele volte ao seu quarto do Vaticano, que dizem simples quase ascético e finalmente descanse.
Mas uma coisa eu gostava muito de ver:a cara de Emanuel de Jesus,o Mestre,o Rabi, o homem que calcorreava as terras de Galileia sem bagagem,de sandálias e túnica,que sentava-se numa pedra ou mesmo no chão para falar às multidões, sem microfone, que o fazia duma forma tão simples que toda a gente entendia e que o único transporte que usou foi um humilde burro,ao ver o seu apóstolo nestas andanças.
Comentários
Enviar um comentário