IFINAL DAS FESTAS
Acabaram as festas;ou quase, faltam os Reis.Quando o David e a Maria eram pequenos, os Reis eram festejados em Oleiros com pompa e circunstância. A Marjan fazia duas coroas de papel metalizado a imitar ouro,coroas que eles usavam felicíssimos.Comíamos frango com batatas fritas e salada (que era o prato favorito), passas de uvas e aletria, uma homenagem aos antepassados celtas do avô Nando
Ainda continuamos (o Avô Nando e eu) a comer o Bolo Rei, as uvas, agora frescas(e Viva a moderna fruticultura que nos dá saborosas uvas Janeiro) e a aletria. Dispensamos o frango, mudámos para o leitão.
Depois dos Reis ainda teremos um Final de Festa. No dia 9,o Sarrabulho, em casa do João. Era o tradicional prato do 1º Domingo do Advento, mas como este ano não nos juntámos no Natal, o almoço do advento realizou-se num restaurante, sem o bacalhau com todos, que eu tinha planeado numa espécie de substituição da consoada, nem o sarrabulho. A falta deste levantou tais protestos que resolvi fazê-lo como final das festas natalícias.
Mas será em Oleiros, porque com o Senhor Reis, a quem tudo faz agora muita confusão, seria desastroso fazê-lo em nossa casa e assim ,até poderemos convidar os primos Ribatejanos com quem gostamos muito de conviver.
Obrigada pelo convite! Foi um dia muito bem passado, que todos gostamos muito! O Sarrabulho estava excelente e ainda hoje nos soube muito bem! Um grande beijinho dos primos Ribatejanos
ResponderEliminar