A MINHA BOLA DE SABÃO




Relendo o meu blog, verifiquei que falo principalmente de mim, da minha família, dos meus amigos e conhecidos, enfim, daquela bola de sabão, colorida e translúcida. onde viajo pelo
meu universo.

Até parece que para mim não existem acontecimentos perturbadores. Que não há guerras desgastantes, terrorismo, morte; maridos que espancam as mulheres, velhos que são abandonados em lares miseráveis ou nos hospitais públicos; crianças que são levadas para proporcionarem às bem organizadas redes de pedofilia chorudos lucros;jovens casais que trocam de estado com a maior leviandade, sem pensarem nos filhos que sobram dessas uniões; nos hábitos de educação e gentileza que se deterioram dia para dia; nos milhares de bebés indianos que são mortos pelas próprias mães, só porque são meninas; nas alterações climáticas que se agravam de tal modo, que já todos as podemos notar. Penso e fico incomodada com a minha impotência perante tais acontecimentos.

Por muito dinheiro que desse às organizações que tentam mitigar os males do mundo, mesmo que conseguisse que a polícia prendesse e os tribunais castigassem com rigor, centenas de pedófilos que atormentam as nossas crianças; ainda que conseguisse evitar que milhares de seres humanos sejam vítimas das drogas e dos que a vendem, tudo continuaria na mesma, porque logo outros surgiriam, tal Hidra de Lerna, que mal lhe cortavam uma cabeça surgia outra ou mais.

Mas não estou ao lado daqueles que perguntam: mas que Deus é este que permite tais coisas? O Criador pôs â nossa disposição o que há de melhor: um planeta lindo, onde há de tudo com tanta fartura, que ninguém precisaria de ter fome ou frio. Deu-nos a nós, Humanos, além dos instintos, um cérebro magnifico o melhor de todos os computadores, inteligência para inventar formulas que contribuem para a nossa saúde, objectos que aliviam o nosso esforço diário, dotou com fina sensibilidade, escritores, poetas, músicos, pintores pensadores, filósofos que nos proporcionam momentos de beleza, prazer e reflexão. Deu-nos o exemplo de homens e mulheres corajosos, que abdicam de si próprios para se darem aos outros.

Mas não nos fez seus escravos. Dotou-nos da capacidade de diferençar o Bem e do Mal, de agir segundo a nossa Consciência, essa capacidade que o Homem tem, de entender se as acções que pratica são correctas ou erradas, sejam quais forem os ardis morais que usa para justifica-las.
Observando os grandes males que o homem, com o maior desregramento , causa à Natureza, aos outros Seres Viventes dum planeta que não é só dele, aos outros Homens, penso também nos pequenos males que eu própria cometo, com algum pudor é certo, mas sem uma firma vontade de reparação :nos pensamentos sombrios do meu lado negro, na descortesia com que por vezes trato os meus semelhantes, no egoísmo com que vivo a minha situação privilegiada, na energia que gasto a mais, na agua que desperdiço, na propensão que tenho a enfadar-me com pequenos nadas. E, pior que tudo, receio estar de tal modo acomodada, que seja mais fácil para mim continuar a viver na linda bola de sabão colorida que é o meu universo.






Comentários

  1. Pues me parece que tienes derecho a ser feliz y estar en tu mundo. Hay un tiempo para todo, lo dice La Biblia.

    Un beso muy fuerte.

    Mar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

meu pobre Computador

OS INCRÍVEIS LUSITANOS