OS MACACOS SÁBIOS

Ofereceram-me um estatueta dos três macacos sábios, aqueles que fecham os olhos, os ouvidos e a boca com as suas mãozinhas peludas. Em geral, eles funcionam como um sábio conselho para viver entre os homens. Gosto dos macaquinhos que são pequenos, delicados e até muito divertidos.
Mas serão sábios os conselhos que nos dão? “não VER não OUVIR e CALAR “

NÃO VER Não há nada pior do que ver e fingir que não se vê, ou, inconscientemente, não querer ver.
Usar ou não usar o que observamos, é uma coisa que o nosso bom senso deve decidir. Mas não ver, NUNCA. Normalmente, conduz aos piores resultados.

NÃO OUVIR. Não podemos deixar de ouvir.Podemos ouvir encantados uma conversa fascinante, um debate que nos interesse, a harmonia da musica; Podemos ouvir com receio, por suspeitarmos ir escutar algo que nos desagradará. Podemos ouvir por mexerique, num ávido farejar de defeitos e escândalos, num secreto conforto pelas faltas dos outros compensarem as nossas. Podemos ouvir por caridade, quando reconhecemos que o falante precisa da nossa atenção, do nosso ouvido e não das nossas palavras. Podemos ouvir um segredo, mas não, isso não é possível, porque logo que partilhado por outra pessoa deixa de ser segredo: é uma confidência. E para mim, é aparte mais difícil do “ouvir” porque acarreta responsabilidade, embaraço, e maior parte das vezes exige até conivência

CALAR. Devemos calar quando alguém atinge os nossos sentimentos, opiniões e crenças? Devemos calar, quando a nossa experiência da vida nos mostra que algo está a acontecer de errado e que uma advertência da nossa parte poderia evitar? Devemos calar, quando as regras de boa educação, instituídas não por mero capricho, mas para tornar harmoniosa a convivência entre os homens , são infringidas não só pelos jovens, que poderão ter sido mal educados, mas por gente que muitas vezes ostenta, ou pretende ostentar, um estatuto de ser civilizado, e se conduz duma forma grosseira e abusiva por pura ostentação e ofensa aos costumes tradicionais , num desafio que leva ao caos?

Debato-me na dúvida. As nossas palavras serão escutadas pelo seu sincero desejo de ajudar baseado na experiência, ou como a intromissão de algum parente ou amigo metediço?

Pecar pelo silêncio é tão grave como abusar pela intromissão diz Aldous Huxley Não deitespérolas a porcos, rezam os evangelhos.

E o que pensa a Martina? VER, devemos sempre ver. Por fingir que não via, na esperança que tudo melhorasse sem a minha intervenção, preenchi com amargura, grandes espaços da minha vida


OUVIR, não podemos impedir os nossos ouvidos de escutar. mas devemos distinguir o que ouvimos de bom,que pode esclarecer-nos o espírito, levar-nos a um maior e melhor conhecimento, e pôr de lado o que por vezes é degradante e inútil.


CALAR…Ainda hoje me arrependo de, em certas ocasiões, não ter dito o que devia dizer com receio de ser mal entendida; e são muitos os momentos em que pergunto a mim própria: se tivesse falado, não teria evitado situações irremediáveis?

Resumindo: falar ou não falar, depende dos factos, dos momentos, das pessoas, e acima de tudo, do nosso bom senso.

Comentários

  1. Acho que vc mal interpretou os 3 macacos. Eles simbolizam que devemos sim calar, fechar os olhos e tapar os ouvidos, mas para o mal: não ver o mal e tudo, não disseminar (falar) o mal etc... é isso aí!

    ResponderEliminar
  2. Oi meu nome eh Lucas maciel e quero dizer q vc fez uma interpretação incorreta dos macacos sabios , Eles Dizem para não ver o mal , não ouvir o mal e não falar o mal , apenas isso , se vc sabe q uma coisa eh errada , não va ver , se vc alguem esta li contando algo ruim não ouça , se vc vai falar mal de alguem não fale !!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

meu pobre Computador

OS INCRÍVEIS LUSITANOS