O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO
Para mim, o mês de Dezembro é o mês das minhas Auroras Boreais. Alguns dias antes, começo os preparativos para o Natal, e como continuo a viver esta época com a alegre inocência das crianças, cada momento tem o esplendor das ditas Auroras. Na verdade, tudo começa uns dias antes, do domingo, mais próximo do dia 30 de Novembro,este ano,o primeiro dia de Dezembro. Embora nos últimos dois anos eu não consiga reunir a família para o Almoço do Advento, continuo a realizá-lo com o mesmo ritual, só para mim e para o meu marido. Arranjo a coroa do Avento, com as quatro velas que simbolizam as quatro semanas que Ele dura,com a mesmo entusiasmo que o fazia quando os meus filhos, nora e netos vinham partilhar connosco o Almoço. Coloco na mesa a minha melhor toalha, a coroa do Advento no lugar de honra da casa, e acendo a Primeira Vela dizendo as mesmas palavras que a minha avó ensinava à neta mais nova, que tinha o privilégio de acender a vela, a dizer: Acendo esta vela, para que Calor da Amizade nunca nos falte e a Luz do Conhecimento nos acompanhe. Sentir-me-ia mais feliz, se os tivesse todos à minha volta; este ano era mesmo impossível, porque quatro deles estão no estrangeiro. Mas está decidido: para o próximo ano, vou retomar a tradição, pelo menos com os que estiverem aqui. Para a semana começarei por retirar a árvore de Natal, o Presépio, os enfeites natalícios, das respectivas caixas, espalhando uma alegre desordem na minha sala. E sentir-me-ei muito feliz com isso. Na verdade, as caixas abertas mostrando grossos fios dourados, o verde do pinheiro (artificial, uma homenagem à natureza) misturado com luzes todas acesas para ver se estão boas, é a primeira das minhas Auroras Boreais.
OOOh Martina, é triste o que se passa hoje en dia com as nossas familiares "globalizados". Vai acabando com coisas, rituais, continuidades importantes. Mas acho que voces fazem bem manter as tradições, os dois.
ResponderEliminarEu estou tão longe do que resta da minha família inglesa e sinte-se com peso em certos momentos e dias que antigamente eram todos tão importantes e aguardados. Amanhã, dia 29, faço anos. Estou cà em casa, sozinho e para que serve este dia? Então vou ofrecer presentes!! Beijinhos