O MEU ANO PRIVADO

MINHO PORTUGAL
Em Outubro começa o meu Ano Privado, que nada tem que ver com o Ano Civil ou o Ano Litúrgico.
Começa em Outubro porque é nesse mês que tudo em mim se renova. Não gosto do verão, muito quente, ruidoso com luz excessiva e sempre fui uma mulher de meios tons e de meios termos.
Para vestir-me gosto dos tons pastel, na música, prefiro as cordas aos metais, na literatura, as narrativas simples e concretas aos enredos existencialistas e à arte de escrever “desconversando” Gosto das coisas simples.
O meu marido afirma que não tenho vontade própria, que estou sempre de acordo com os outros. Está enganado. Com a idade e com as experiências da vida, aprendi que só deveremos despender energia lutando, por coisas verdadeiramente importantes. Quando não o são, demos aos outros o prazer da vitória e fiquemos com a nossa opinião inalterável e o prazer da tranquilidade.
Voltando ao principio do meu Ano Privado.
Em Setembro, começo a animar-me. È o mês em que vamos passar alguns dias ao Minho, ao meu amado e verde Minho. Instalamo-nos em Vila Nova de Cerveira e de lá, fazemos o nosso Turismo de Amizade e Gastronómico.
Corremos todos os restaurantes onde a comida é excelente e tradicional e como em cada um, fizemos dos proprietários, AMIGOS, aliamos o deleite de comer, à satisfação de rever velhos conhecidos
Em “S.Miguel entre Ambos-os-rios” (que nome bonito!), no restaurante Novas Pontes, não entramos pela porta principal, mas pela da cozinha. Os donos abraçam-nos e asseguram-nos que o bacalhau está melhor que nunca. Surgem as filhas, com novos abraços, logo seguidos pela típica caneca de loiça branca com riscas azuis, onde se serve o vinho verde e as canecas para o beber.
Conhecemos os nomes de todos; levamos pequenos mimos para os netos, dos quais além de conhecermos os nomes, sabemos o dia em que nasceram.
Quando partimos, novamente através da cozinha, com mais abraços e beijos, trazemos o garrafão de Bagaço de Vinho Verde, feito pelo senhor António, para os clientes especiais do “Novas Pontes” e para os amigos.

Comentários

  1. queirda mim,
    So agora estave me a lembrar a dieta???? as kilos a mais depois da viagem

    ResponderEliminar
  2. Estou encantado, como se fosse uma lembrança do futuro do passado.
    Hoje eu fiz um post para desejar toda a gente muito dulçura e paz no ano que começa já! Inclusive a Mami Reis, pois! E boa viajem!

    ResponderEliminar
  3. Ai que bem que me faz vir aqui visitar-te... Relembras-me sempre que a vida tem coisas importantes e outras que o não são, há que saber escolhê-las com sabedoria.
    Obrigada
    :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

meu pobre Computador

OS INCRÍVEIS LUSITANOS